É qualquer tipo de comportamento de agressão, ameaça ou intimidação efetuado pela internet e/ou pelas novas tecnologias, através de sms, mms, email, chatroom, messenger, website, youtube, redes sociais, com a intenção de nos magoar, envergonhar, assustar ou ofender.
Uma das formas mais comuns de violência online é o cyberbullying.
O que é o cyberbullying?
É uma forma de bullying cometido através da internet e das novas tecnologias, em que alguém (normalmente uma pessoa/grupo que conheces da vida “real”) procura ofender, envergonhar e humilhar outra pessoa.
Qualquer jovem pode ser vítima de cyberbullying através de, por exemplo:
O cyberstalking é outra forma de violência online.
STALKING significa um conjunto de comportamentos de assédio persistente e de contactos indesejados efetuados por uma pessoa contra outra, com o objetivo de conhecer, seduzir, começar (ou reatar) uma relação mais íntima com essa pessoa (por exemplo, namoro). Esses contactos e aproximações são feitos de uma forma que causa desconforto, assusta e intimida a outra pessoa.
O CYBERSTALKING é uma forma de stalking que envolve o uso da Internet e das novas tecnologias para comunicar e tentar o contacto ou a (re)aproximação a alguém.
A pessoa que realiza este tipo de comportamentos pode ser:
O stalking pode começar por contatos que parecem inofensivos e românticos como, por exemplo:
Estes contactos podem evoluir para situações cada vez mais incómodas e reais, por exemplo:
Os contactos e aproximações podem mesmo chegar a envolver violência física ou verbal e ameaças
Os discursos de ódio através da internet também podem ser uma forma de violência e representam uma violação dos direitos humanos.
São manifestações que procuram afirmar, encorajar ou incitar o ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas em razão da sua cor da pele, etnia, nacionalidade, ascendência, língua, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género, condição física, ou outros fatores discriminatórios ou xenófobos.
Estes discursos têm como objetivos injuriar, ameaçar, intimidar e desumanizar uma pessoa ou grupo, diferenciando-o/a da restante população e, ao mesmo tempo, disseminar estas mensagens junto de outras pessoas, promovendo a sua aceitação e a violência.
Podem ser manifestados através de qualquer meio de comunicação e estão cada vez mais presentes nas redes sociais e na internet, atingindo, por este meio, uma difusão muito alargada junto de um elevado número de pessoas.
Os discursos de ódio através da internet podem consistir em:
As manifestações de ódio através da internet são reais e podem causar consequências negativas nas nossas vidas.
Caso te tenham ofendido ou intimidado por um discurso de ódio, contacta a APAV. Sabe como fazê-lo aqui.
É importante não esquecer que muitos jovens passam muito tempo na internet e a usar o telemóvel, mas não se envolve em comportamentos violentos online. Para te manteres em segurança quando usas estas ferramentas vai a SEGURANÇA NA INTERNET.
Podem surgir muitas inseguranças e receios quando estas formas de violência acontecem, por exemplo:
Ser vítima de violência online pode ser uma experiência muito difícil.
Se alguma vez alguém usar a internet e as novas tecnologias para te magoar, ameaçar, prejudicar ou envergonhar é natural que te sintas inseguro/a e desorientado/a.
Quando conheces a pessoa que te está a agredir pela internet, a tristeza e desilusão podem ser mais intensas, pela sensação de traição: é difícil compreender e aceitar como é que uma pessoa em quem se confia é capaz de nos magoar e prejudicar.
Também pode acontecer seres vítima de violência online cometida por alguém que não conheces. Nestes casos a insegurança e a incerteza podem ser maiores porque não sabes quem te está a fazer isso e quais os motivos.
Quer conheças ou não a pessoa que te está a agredir, podes sentir:
Se fores vítima de violência doméstica:
Quando a violência estiver a acontecer:
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social que presta informação, proteção e apoio emocional, psicológico, jurídico e social a todas as vítimas de crimes, aos seus familiares e amigos.
O apoio é gratuito e CONFIDENCIAL (o que significa que não precisas de te identificar para falares connosco – dizer o teu nome, onde moras ou o nome dos teus pais, por exemplo).
A APAV possui uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima espalhados por diferentes regiões do país. Neles tens ao dispor um conjunto de Técnicos de Apoio à Vítima, devidamente formados e preparados, que podem aconselhar-te, apoiar-te e responder às tuas dúvidas e preocupações.
Se precisares de ajuda ou informação podes:
QUALQUER PESSOA QUE TENHA SIDO VÍTIMA DE CRIME OU QUE TENHA TESTEMUNHADO A OCORRÊNCIA DE UM CRIME PODE DENUNCIÁ-LO.
Se foste vítima ou testemunhaste algum crime, é muito importante que o denuncies às autoridades. Se o fizeres, a probabilidade de a pessoa que o cometeu ser punida e impedida de fazer o mesmo a outras pessoas é maior.
O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM FAZ UMA DENÚNCIA?
Após a denúncia e/ou queixa-crime inicia-se uma FASE DE INVESTIGAÇÃO.
No fim da INVESTIGAÇÃO, o MAGISTRADO DO MINISTÉRIO PÚBLICO pode:
Para saberes mais sobre aquilo que pode acontecer no final da INVESTIGAÇÃO, clica AQUI.
Quando há acusação contra alguém pela prática de crime, acontece um JULGAMENTO.
Após o Julgamento o Juiz decreta a SENTENÇA: ou condena ou absolve a pessoa acusada de ter praticado o crime.
No caso dos crimes que não são públicos, a queixa deve ser apresentada até ao prazo máximo de seis meses a contar a partir da data em que o crime aconteceu.
Para saberes mais sobre a denúncia, clica AQUI.
Tanto a denúncia como a apresentação de queixa-crime são procedimentos gratuitos, não acarretando qualquer custo para a vítima ou para a pessoa denunciante.
Em qualquer dos locais onde se pode apresentar queixa ou denunciar, é importante dar o máximo de informação sobre o que aconteceu:
As informações serão registadas e enviadas para o Ministério Público. O/a agressor/a será, depois, chamado/a pelas autoridades policiais para ser ouvido/a.
Para mais informações sobre como denunciar, clica AQUI.
É natural que te sintas apreensivo/a por ter que falar com as autoridades policiais sobre o que aconteceu ou sobre o que testemunhaste. Contudo, podes ter ajuda ao longo de todo o processo.
Decidas o que decidires, TENS SEMPRE DIREITO A SER APOIADO/A. Mesmo que não denuncies o crime, é muito importante falar com alguém sobre o que te aconteceu, sobre como te sentes e obter todo o auxílio e apoio de que necessitas.
Se quiseres conversar com alguém antes de decidires, os TÉCNICOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO À VÍTIMA estão disponíveis para te informar e aconselhar. Consulta os nossos contactos AQUI.
Sim. Os comentários ao estado ou à foto de alguém podem ser uma forma de agressão ou violência quando são feitos com o objetivo de humilhar, prejudicar ou magoar alguém. É importante pensar sempre antes de comentar alguma coisa online, especialmente nas redes sociais: se pensares “como me sentiria se dissessem isto de mim?” e a resposta à questão for negativa ou desagradável, a melhor opção é não comentar. Um comentário desagradável, para além de poder criar mal-estar e desconforto a outra pessoa, é visto e revisto por imensa gente, aumentando a possibilidade de a proporção do teu comentário aumentar para níveis completamente inesperados.
Não. A violência online pode ser cometida por pessoas que conhecemos e por pessoas desconhecidas. O facto de não aceitares ser amigo/a de pessoas que não conheces protege-te de muitas situações perigosas. No entanto, é importante que não te esqueças que as pessoas que conheces, do mesmo modo que te podem agredir na vida real, também o podem fazer online. Segue as sugestões de segurança que indicamos aqui.
Sim. Ser vítima de insultos online pode ter tanto ou mais impacto negativo na vítima do que o impacto que teria se os insultos fossem realizados pessoalmente. Devido à exposição pública da violência online, qualquer pessoa pode ver, partilhar, encorajar e imitar os insultos, o que agrava ainda mais a situação. Para saberes mais sobre o impacto da violência online na vítima vai a COMO SE SENTE A VÍTIMA?.
Sim. As redes sociais, os blogues e chats têm um campo que permite denunciar conteúdo abusivo. Caso sejas alvo de algum comentário, ou vejas que alguém foi alvo de um comentário agressivo, desagradável ou humilhante, podes denunciar a situação no website (habitualmente, estes espaços têm e-mails, links ou instruções para esse efeito). Nas redes sociais podes também bloquear essa pessoa/grupo, impedindo que publique(m) ou aceda(m) ao teu perfil. Podes ainda falar com algum adulto da tua confiança que te possa ajudar.