ESCONDER PÁGINA
Confidencialidade

Confidencialidade

CONFIDENCIALIDADE significa que nós não iremos contar a ninguém o que tu nos revelares. Podes contar o que te aconteceu, como te sentes e o que pensas fazer.

Contudo, poderá ser necessário nós falarmos com outras pessoas se:

  • a tua a vida ou a vida de outra pessoa estiver em perigo;
  • nos contares que estás a magoar alguém e que essa pessoa está em perigo.

Não és obrigado/a a dizer o teu nome ou, se preferires, podes dar um nome fictício, desde que uses sempre o mesmo nome nos contactos que fazes connosco. Mas, se achares que é necessário falarmos com outras pessoas para contar o que te está a acontecer, teremos que saber o teu nome e mais informação a teu respeito.


Separador


Às vezes os amigos partilham os problemas que atravessam e pedem para não contarmos a ninguém. Respeitar as decisões dos amigos é importante, é um dever enquanto “bom amigo/a”…mas, não te esqueças que existem problemas que se têm que contar!

Por exemplo, quando um/a amigo/a te diz que acha que está a ser vítima de violência é importante convencê-lo/a a procurar ajuda. Mesmo que ele/a te diga que não quer, explica-lhe que vais ter que falar com alguém porque gostas dele/a e o/a queres proteger. Conta o que se está a passar com o/a teu amigo/a a um adulto em quem confies: aos teus pais; aos pais do teu amigo/a; a um professor. Os adultos só poderão ajudar o teu amigo/a se souberem o que lhe está a acontecer!