ESCONDER PÁGINA
Apav

Apav

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo promover e contribuir para a informação, proteção e apoio a todos os cidadãos vítimas de crime.

É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, todas as vítimas de crimes, seus familiares e amigos, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

Separador

A APAV procura:

  • Promover a proteção e o apoio a todas as vítimas de crimes, através da informação, do atendimento personalizado e encaminhamento, do apoio emocional, social, jurídico, psicológico e económico.
  • Colaborar com outras entidades competentes: administração da justiça, polícias, segurança social, saúde, autarquias locais, regiões autónomas, outras entidades públicas ou particulares e famílias.
  • Incentivar e promover a solidariedade social, designadamente através da formação e gestão de redes de cooperadores voluntários e do mecenato social, bem como da mediação vítima-infrator e outras práticas de justiça restaurativa.
  • Contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima, facilitadoras da defesa, proteção e apoio prestados, com vista à prevenção da vitimação e atenuação dos seus efeitos negativos.
  • Estabelecer contactos com organismos internacionais e colaborar com entidades que, em outros países, defendem os mesmos objetivos.
  • Fomentar e patrocinar a realização de investigação e estudos sobre vitimação, para a mais adequada satisfação dos interesses das vítimas.
  • Promover e participar em programas, projetos e ações de informação e sensibilização da opinião pública.