ESCONDER PÁGINA
Violência na rua

Perguntas e respostas

Na rua os crimes só acontecem à noite?

Não. O número de crimes que é cometido contra as pessoas (por exemplo, furtos) é maior nas alturas do dia em que há maior movimento e interação entre pessoas. Por exemplo, nos transportes públicos há mais crime durante o dia, nas chamadas “horas de ponta”, que correspondem às alturas do dia em que há um maior número de pessoas a deslocar-se para o trabalho/escola ou do trabalho/escola para casa. Por norma, exceto nos ambientes de diversão noturna, a maior parte das interações e movimentações de pessoas acontece durante o dia (e não à noite) logo, há mais risco de ser vítima de um crime na rua durante o dia do que durante a noite.
Já os crimes contra a propriedade privada ou pública (ex.: assaltos a estabelecimentos de comércio ou de serviços; vandalização de caixotes do lixo, paragens de autocarro, etc.) podem acontecer com maior frequência durante a noite, por causa da ausência de vigilância humana, ou seja, do menor número de pessoas que circula nas ruas e que frequenta os estabelecimentos comerciais.

Se andar com uma arma estou mais protegido/a?

Não. Podes achar que estás mais seguro/a se trouxeres contigo uma arma (um canivete ou uma navalha) por pensares que com ela consegues assustar quem te queira assaltar ou agredir. Contudo, isto não corresponde ao que acontece na realidade. Andares com uma arma, mesmo que seja para autodefesa, pode colocar-te em maior risco de que algo perigoso te aconteça:

  • A arma pode ser usada contra ti pelo/a agressor/a;
  • A arma pode ter um efeito contrário ao que esperas: pode irritar o/a agressor/a e fazer com que ele/ela reaja com mais violência;
  • Podes magoar-te ao utilizá-la;
  • Podes ser punido/a legalmente caso a utilizes. Para saberes mais sobre as consequências legais vai a FOSTE AGRESSIVO/A – QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?.

Devo reagir com agressividade se alguém me tentar magoar ou assaltar na rua?

Não. Reagir com violência pode ser arriscado: pode aumentar a probabilidade de o/ agressor/a se tornar ainda mais agressivo/a ou violento/a contigo. Nestas circunstâncias, ele/ela pode usar mais força física ou uma arma para conseguir o que quer e, por causa disso, corres maior risco de saíres ferido/a da situação.
Se alguém te abordar na rua com a intenção de te agredir ou de assaltar, a melhor atitude é não oferecer resistência. Logo que consigas, procura a ajuda de um adulto que esteja por perto. Também podes ligar para o 112. Para mais informações vai a O QUE FAZER?

Quem está em maior risco de ser vítima de violência na rua: os rapazes ou as raparigas?

Ambos. Qualquer pessoa pode ser vítima de um crime ou de violência na rua. As situações que têm lugar na rua são, normalmente, situações de oportunidade, ou seja, acontecem porque o/a agressor/a deteta um alvo “fácil”. Esta facilidade não tem necessariamente a ver com o facto de se ser rapaz ou rapariga. Está mais associada ao local em que te encontras (por exemplo, se o local é vigiado ou não; se existem mais pessoas à volta; se é ou não muito movimentado) e aos objetos que transportas (um telemóvel exposto ou pousado num sítio acessível pode ser um alvo fácil). Para mais informações, consulta: