Como te manteres segura/o?

Segurança em casa

Seguro em Casa   Se estiveres sozinho/a em casa:
  • Diz a alguém da tua família que estás sozinho/a em casa.
  • Mantém a porta da entrada fechada à chave e coloca (se a porta tiver) a corrente de segurança. Se viveres numa casa ao nível da rua, procura ter as janelas fechadas e manter os estores, persianas e/ou cortinados descidos (para evitar que se consiga ver para o interior).
  • Se tocarem à campainha ou baterem à porta a regra é não abrir. Os teus familiares avisar-te-ão se forem a casa e os teus pais têm a chave.

- Não digas ao telefone ou na rua que estás ou vais ficar sozinho/a em casa. Se pedirem por telefone ou por intercomunicador para falar com o teu pai ou mãe, diz-lhes que, no momento, não podem atender.
- Não partilhes, nem digas no Facebook que estás ou vais ficar sozinho/a em casa. Vai a SEGURANÇA NA - INTERNET para mais informações sobre como utilizares a internet de forma segura.
- Tem sempre em lugar acessível os números de telefone de familiares ou amigos a quem possas telefonar caso precises. Numa urgência, liga 112.

Fonte: Polícia de Segurança Pública – PSP

Separador

Quando estiveres sozinho/a em casa, podem surgir situações de emergência, em que precisas da ajuda imediata da polícia, dos bombeiros ou de um médico.

Há coisas que podes fazer.

PREPARA-TE COM ANTECEDÊNCIA:

  • Faz com os teus pais uma lista de números de telefone importantes, que sejam úteis em caso de emergência.
  • Define com os teus pais um local, um vizinho ou um familiar para onde possas ir rapidamente, caso seja necessário.
  • Pergunta aos teus pais o que deves fazer caso aconteça algo enquanto estás sozinho/a em casa.


NUMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA:

  • Liga 112 e explica calmamente ao profissional que atender a tua chamada o que está a acontecer. Diz o teu nome, morada e número de telefone e explica que os teus pais não estão em casa. Ouve com atenção as recomendações que te vão ser dadas. Se for necessário, o profissional enviará para o local os meios mais adequados à tua proteção (ex.: polícia; bombeiros; INEM).
  • Também podes ligar aos teus pais para que eles regressem a casa o quanto antes.
  • Vai o mais rapidamente possível para um local mais seguro ou para o local que definiste com os teus pais previamente.