ESCONDER PÁGINA
Violência no namoro

Perguntas e respostas

A violência nas relações só acontece entre casais adultos?

Não. A violência pode estar presente em todo o tipo de relações (ex.: nas relações de amizade, nas relações de namoro, nas relações conjugais, nas relações ocasionais/ “curtes”, nas relações de trabalho). A violência também pode existir em casais de diferentes idades – um exemplo disso são as situações de violência no namoro durante a adolescência. Há alguns estudos que têm mesmo chegado à conclusão que a violência no namoro é mais frequente do que a violência entre pessoas casadas ou em união de facto.

Quais são as formas de violência mais frequentes nas relações de namoro?

Nas relações de namoro entre os mais jovens as formas de violência que surgem com mais frequência são a violência verbal e a violência psicológica: gritar, chamar nomes, apontar defeitos e falhas, humilhar junto de outras pessoas.
Apesar de estas formas de violência poderem parecer menos graves, costumam evoluir: com o passar do tempo a violência torna-se mais grave, mais perigosa para a vítima, mais intensa e mais frequente, isto é, acontece cada vez mais.

Pode existir violência sexual no contexto de uma relação de namoro?

Sim. O facto de namorares com outra pessoa não te obriga a ter relações sexuais. A decisão pelo início do envolvimento sexual deve ser discutida em conjunto (para se perceber as vontades, expectativas e receios de cada um) e tomada livremente, por cada um dos elementos do casal.
Algumas situações de violência sexual no namoro têm a ver com a ideia de que o sexo é obrigatório ou que “faz parte”. Por outro lado, quando a violência sexual acontece, a vítima pode não identificá-la como uma experiência de violência (por exemplo, acham “normal” ceder e aceitar ter relações sexuais porque o/a namorado/a insiste muito ou faz ameaças de que acaba a relação se não o fizerem). Para mais informações vai a VIOLÊNCIA SEXUAL.

Quem é mais violento: o rapaz ou a rapariga?

A probabilidade de as raparigas serem agressoras é igual à probabilidade de os rapazes serem agressores. As diferenças estão nas formas de violência que cada um usa:

  • As raparigas costumam agredir através de estratégias de violência que não necessitam do uso da força física (ex.: insultar, gritar, envergonhar);
  • Os rapazes mais facilmente utilizam a violência física (ex.: bater, empurrar, agarrar) e têm, por isso, maior probabilidade de magoar a vítima ou causar-lhe ferimentos.

O que posso fazer se um/a amigo/a meu/minha estiver envolvido numa relação de namoro violenta?

Ajudar e dar apoio a um/a amigo/a que esteja envolvido numa relação de namoro violenta pode ser um fator importante para que ele/a consiga colocar um ponto final na situação.
Se conheceres alguém que é vítima de violência por parte do/a seu/sua namorado/a, há coisas que podes fazer para ajudar. Vai a FOSTE TESTEMUNHA – O QUE FAZER? para saberes mais.
Se conheceres alguém que está a ser violento/a na sua relação de namoro, chamares a atenção para o facto de o que ele/ela faz estar errado e dizer-lhe que pode procurar ajuda pode fazer uma grande diferença. Consulta FOSTE TESTEMUNHA – O QUE FAZER? para saberes como o podes fazer.

Uma traição justifica que a violência aconteça?

Não. A violência nunca é justificável, qualquer que seja o comportamento ou o erro que o/a namorado/a possa ter cometido. A violência é uma forma errada de resolver os problemas e de lidar com os conflitos e desafios das relações de namoro.
Se foste traído/a pelo/a teu/tua namorado/a, a melhor opção é sempre conversar, expressar claramente o que estás a pensar e a sentir e talvez…terminar a relação (se achares que não és capaz de voltar a confiar nessa pessoa). Vai a terminar a relação para mais informações.